29/10/2020 às 12h22 - atualizada em 30/10/2020 às 18h03
Redação
Peabiru / PR
Nos últimos dias foram divulgadas imagens de como era realizado o tratamento de água de Peabiru e o retrato do “antes e depois” surpreendeu os moradores.
O que mais indignou as pessoas foi o fato da situação ter se mantido como era por décadas a fio, preservando, por exemplo, situações como, poços artesianos expostos às enxurradas e fezes de animais trazidas pelas chuvas e a divulgação de como era realizado o tratamento da água consumida pela população na principal estação de tratamento da cidade.
As imagens revelaram que o chão da sala onde se realizava o tratamento de água da cidade era mais sujo que uma calçada de rua e o tratamento era feito com o despejo manual de cloro retirado de “galões” através de um balde doméstico sem qualquer critério técnico ou sanitário.
Procurada, a Diretoria do SAAE revelou que infelizmente essa foi a realidade vivenciada por muitos anos em Peabiru, mas que agora tudo mudou.
Segundo o Diretor da SAAE de Peabiru, Jose Augusto Pasqualini Alves, atualmente o SAAE dispõe do que há de mais moderno em se tratando de tratamento de água no país. O Diretor enfatizou que o atual sistema é 100% automatizado, produz o próprio cloro através do Sal doméstico e o lança na rede em doses minuciosamente controladas, garantindo um tratamento perfeito sem qualquer intervenção humana.
O Diretor revelou ainda que o sistema que foi implantado a partir de 2018 está presente em poucas cidades e que reduziu os custos com tratamento em 75%. Segundo Alves, no passado, não havia uma bomba reserva que fosse e ocorria muitas vezes de uma pifar e os cidadãos receberem em suas casas água sem tratamento algum por dias e dias sem que sequer fossem cientificados deste fato.
Atualmente, o Diretor garantiu que há a disposição um sistema secundário reserva que garante a continuidade do tratamento independente da pane que possa ocorrer no sistema revelando ainda que os poços da cidade estão todos cercados por altos muros, que protegem o sistema tanto de pessoas, como de animais e seus dejetos.
Perguntado pela equipe sobre como andam os investimentos em captação, o Diretor revelou ainda que estão sendo preparados outros três poços para contribuir com o sistema de abastecimento municipal enfatizando ainda que em breve a população terá acesso a uma nova e adequada recepção para atendimento na sede da autarquia.
Há 1 dia
Municípios agiram de forma razoável para garantir educação na pandemia, avalia TCEHá 1 dia
Após capotamento jovens recusam atendimento e vão fazer prova do EnemHá 1 dia
Trabalhador que se recusar a tomar vacina ou usar máscara pode ser demitido por justa causaHá 5 dias
Grave acidente entre carreta e caminhonete deixa três feridosHá 1 mês
Em Peabiru, Tribunal do Júri condena cinco réus por homicídio qualificado