Quinta, 22 de outubro de 2020
Geral

01/10/2020 às 04h00 - atualizada em 02/10/2020 às 16h01

Redação

Peabiru / PR

USO CONSCIENTE: SAAE Alerta sobre o consumo recorde de água e risco de desabastecimento pela falta de chuvas
Empresa conta com a colaboração dos moradores para conter o consumo excessivo.
USO CONSCIENTE: SAAE Alerta sobre o consumo recorde de água e risco de desabastecimento pela falta de chuvas

A crise hídrica decretada pelo Governo do Paraná (Decreto Estadual nº. 4.626 de 09/05/2020) que levou às cidades mais ricas do Estado ao racionamento diário chegou a Peabiru.


A notícia é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que alertou sobre o registro histórico da queda dos níveis do lençol freático da cidade.


Segundo o Diretor José Augusto Pasqualini Alves, a previsão de calor e estiagem para os próximos 15 dias está levando os cálculos da média de produção/consumo diários a apontar risco de desabastecimento na cidade, alertou. 


Segundo apontou o Diretor, o consumo médio do município que era de 2,5 milhões de litros em dias comuns e 3 milhões de litros aos sábados, atualmente ultrapassou a marca de 3 milhões em dias comuns e 3,7 nos dias de sábado.


A inédita baixa do lençol freático no subsolo da cidade diminui o nível de elevação (pressão d´água) entre as bombas e a caixa d’água, forçando as bombas e diminuindo a produção em médias que chegam de 20% de baixa na captação.


“Atualmente, basta uma queda de luz de 2 horas para deixar toda a cidade sem água por outras 12 horas, isso sem considerar o risco de rompimento da rede decorrente da estabilização da pressão no interior das tubulações antigas do município” acrescentou o Diretor.


A SAAE alerta para que a população faça quanto menos nos próximos 15 dias o urgente o uso consciente da água, evitando por exemplo, banhos demorados, lavagem frequente de carros, uso de piscinas infantis, que procurem varrer as calçadas ao invés de enxaguar, entre outras medidas, sob o custo de entrarmos assim como vem ocorrendo em várias outras cidades do paraná em fase de racionamento.


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados